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MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - Importância desse conhecimento

POSTADO POR META | 04/03/2024

Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para o seu desenvolvimento, pois irá se estabelecer como uma base sólida que auxiliará todo seu processo de crescimento. Nesse período são formadas as circuitarias neuronais do cérebro que são fortalecidas, reorganizadas e constantemente modificadas.

Essas circuitarias neuronais são impactadas pelos estímulos externos e pelas relações naturais com o ambiente, que influenciam e cooperam para sua formação. Vinculadas a esses processos, as capacidades cognitivas linguísticas e habilidades sociais irão, posteriormente, dar suporte para a vida social e acadêmica do indivíduo.

Desse modo, o cérebro é modelado de forma contínua e não linear, sendo resultado de ações simultâneas entre os fatores genéticos e ambientais através da plasticidade cerebral. Há períodos críticos em que, de forma previsível, são adquiridas e aprimoradas diferentes habilidades, que poderão influenciar outros aspectos do desenvolvimento em etapas futuras.

Assim, a aquisição de habilidades segue cronogramas maturacionais, que são potencializadas por meio de desafios e experiências das mais simples às mais complexas, que de forma crescente promovem o desenvolvimento físico, neurológico, linguístico e socioemocional.

Como as aquisições do desenvolvimento não ocorrem de forma linear, cada criança terá resultados diferentes observados em estágios que serão adquiridos gradativamente e de maneira ascendente, através do brincar, prender, falar, se movimentar e interagir com o meio. Essas observações da performance da criança devem ser analisadas considerando os marcos de desenvolvimento infantil em seus diferentes domínios.

São considerados marcos de desenvolvimento infantil, tema da nossa conversa de hoje, as aquisições previsíveis ao longo do tempo e que a criança deverá atingir em determinada idade, desde que ocorra a integração do neurodesenvolvimento com a estimulação ambiental adequada.

Os domínios se referem ao conjunto de aquisições motoras, da linguagem, da comunicação social, da cognição e dos autocuidados. Vale lembrar que existe uma interrelação entre as aquisições desses diferentes domínios e que, conectadas umas às outras, potencializam o crescimento infantil.

Assim, podemos dizer que todo esse processo de crescimento está alicerçado em três pilares: saúde, proteção e segurança/ oportunidades de aprendizagem/ interações favoráveis. Para potencializar as oportunidades que poderão contribuir para um crescimento saudável é, portanto, necessário fortalecer os cuidados, a atenção e educação das crianças, em especial entre as idades de 0 - 5 anos.

Conhecer o repertório de evolução da criança é, então, imprescindível, pois possibilitará a promoção de estímulos cada vez mais favoráveis, a escolha de estratégias que estimulem determinada habilidade ou mesmo a intervenção preventiva frente aos desvios ou atrasos ao longo do desenvolvimento.

O envolvimento de profissionais que conheçam os marcos de desenvolvimento e consigam levar essas informações às escolas e famílias auxiliam na promoção do desenvolvimento infantil e a prevenção de possíveis atrasos. Dessa forma, ações entre profissionais da saúde e da educação para a detecção de grupos de risco no âmbito educacional, permitirá um acompanhamento sistemático e implementação de programas de intervenção precoce.

Bello S F; Machado A C; Capellini S A (2022) E-book : Marcos do desenvolvimento infantil- Aprenda olhar para o desenvolvimento infantil. São Carlos: Pedro & João Editores

Imagem: Imagem de freepik

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